Psicólogos contestam proposta do CDS

Abril 30, 2021 ·

Fernando Silva, o Presidente da Associação dos Psicólogos Independentes, manifestou a sua discordância com a recente proposta do CDS que prevê a exclusividade dos deputados para prevenir a corrupção e o enriquecimento ilícito.
De acordo com este especialista trata-se de uma proposta ineficaz pois, «vários estudos científicos comprovam que os comportamentos desviantes como a cleptomania não dependem da natureza das funções ou do número de empregos das pessoas». E acrescenta que «não há evidência científica e clínica, tanto nos EUA como na Europa, que comprove que a função de deputado exercida em regime de exclusividade baixe o número de incidências de comportamentos impróprios como os referidos». Por seu turno, a Ordem dos Psicólogos não quis comentar sem antes fazer um referendo interno atendendo à delicadeza do assunto. No entanto, referiu que o «muito citado caso de Jair Bolsonaro, estudado no Brasil, continua sem ser conclusivo pois ainda não foi possível estabelecer em concreto qual o seu perfil patológico por serem muitos os sintomas que foram sendo observados».
O Núcleo de Psicólogos Centristas reunirá este fim-de-semana para elaborar um parecer que permita ao CDS sustentar a sua posição.
NC

Notícia

Igreja quer que CDS vá mais longe

O porta-voz do Conselho dos Bispos da Igreja Católica mostrou-se muito satisfeito com a iniciativa do CDS pois «representa um passo importante no bom sentido da moralidade e do respeito». Depois de vários anos em que os políticos foram sendo…
LER
Notícia

CDS quer deputados sem outros empregos

O CDS entregou esta semana uma iniciativa legislativa em que pretende que os deputados só possam exercer os seus mandatos em regime de exclusividade. A surpreendente e inusitada proposta não terá efeitos retroactivos salvando assim a situação de pluri-emprego de…
LER
Notícia

Vendas de colchões aumentam

O Banco de Portugal e o Ministério Público passaram a ter novas regras para aceder aos nomes das pessoas que alugam cofres particulares em bancos. Esta nova medida destina-se a dificultar o branqueamento de capitais mas está já a ter…
LER
Notícia

Nova escolha polémica de Fernando Medina

Fernando Medina quis contratar Joaquim Morão para seu assessor com intervenção na supervisão das autarquias. Segundo fonte próxima do Ministro das Finanças, a escolha era mais do que justificada dada a grande experiência do ex-autarca de Castelo Branco. Acontece que,…
LER
Notícia

PSD: reconhecer ou não Cavaco

O PSD está em polvorosa depois de iniciado o processo de revisão do seu passado. Tudo aconteceu na sequência de declarações de Durão Barroso em que garantiu «que ainda há um preconceito que não dá a Cavaco Silva o reconhecimento…
LER
Notícia

Costa-Rio: o combate do ano

O duelo do ano está a começar. Como os espectáculos com muitas pessoas estão proibidos devido à pandemia, António Costa e Rui Rio decidiram optar pelos jornais. No primeiro assalto, o líder socialista e actual primeiro-ministro, foi brutal e entrou…
LER
Copyright Notícias Falsas 2021