A direcção artística do Teatro do Vão está a contratar o elenco da sua nova peça: Ladrão de Bicicletas. Esta será a primeira vez que os portugueses vão poder ver a adaptação para teatro do célebre filme com o mesmo título realizado por Vittorio De Sica em 1948.
De acordo com o encenador Daniel Gorjão, o antigo banqueiro é a melhor opção “no seguimento de vários actos de contestação pela representação de uma personagem trans por um ator cis e pela criação de condições de acesso e representatividade para pessoas trans no elenco do espectáculo Tudo Sobre A Minha Mãe, a partir do filme de Pedro Almodóvar”.
Daniel Gorjão, que integrou a atriz trans Maria João Vaz na interpretação da personagem Lola, quer dar continuidade à nova política de recrutamento de actores do Teatro do Vão de forma a que melhor possam assegurar a representação de personagens fortes e difíceis.
Questionado pelo Notícias Falsas sobre a inclusão do antigo banqueiro, Daniel Gorjão garantiu que, “para além da experiência de vida, Ricardo Salgado revelou uma qualidade invejável de adaptação a vários contextos cénicos”. Além disso, o Teatro do Vão assumiu o desejo de “contribuir para a criação de condições de acesso ao mercado de trabalho de uma pessoa que estava no desemprego há vários anos”.