ASAE: operação secreta em saldos

Abril 19, 2021 ·

A ASAE conclui esta semana uma forte operação para encontrar irregularidades nas campanhas de saldos. Resultado: 1731 infracções detectadas (a maioria em lojas de artigos de pronto-a-vestir) que renderam mais de 250 mil euros de coimas. A situação causou forte surpresa junto de vários operadores económicos.
Entretanto, Raul Lourenço da Associação Portuguesa de Marketing, disse não compreender a perseguição ao tecido empresarial e considera que “os saldos, mesmo irregulares, são uma opção inteligente para os retalhistas venderem mais em tempos de pandemia”. Posição oposta tem Francisco Martelo, do Centro de Pesquisa do Consumo, que defende que “os saldos ilegais (e até os legais) apenas servem para os consumidores continuarem a comprar o que não precisam”.
O assunto subiu de tom e chegou mesmo provocar um aceso debate no Parlamento pela voz de Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda que manifestou a estranheza por mais estas formas de discriminação contra a economia informal uma vez que “a ASAE continua a realizar as suas acções de fiscalização apenas nos espaços das grandes marcas e não avalia as excelentes condições existentes na Feira de Espinho ou na Feira de Carcavelos”.
Por seu turno, o líder do André Ventura não se fez rogado e questionou a deputada bloquista: “a senhora acha bem que o dinheiro dos nosso impostos só sirva para perseguir empresas sérias e cumpridoras?” E acrescentou ser “inadmissível que a ASAE exclua os vendedores de certa etnia que fazem saldos todo o ano nas feiras e mercados”.
Perante o crescendo da discussão e as dúvidas lançadas por vários deputados, a Assembleia da República decidiu criar mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objectivo de esclarecer se as acções da ASAE são (ou não) inclusivas e se há (ou não) formas de discriminação neste serviço do Estado.
NC

Notícia

Enriquecimento ilícito: PCP quer legislar

O Grupo Parlamentar do PCP acaba de apresentar no Parlamento um projecto que visa legislar sobre o enriquecimento injustificado ou ilícito, designadamente de titulares de cargos públicos. A proposta prevê penas de prisão até 3 anos. No eventual quadro legislativo…
LER
Notícia

Notícias Falsas? Talvez... Mas...

Uma vasta equipa de repórteres e jornalistas em modo de férias investigam e preparam, diariamente, as últimas que os outros jornais não podem publicar. Procuramos o humor e a sátira. E a crítica como uma forma de cidadania e de…
LER
Notícia

PSD: reconhecer ou não Cavaco

O PSD está em polvorosa depois de iniciado o processo de revisão do seu passado. Tudo aconteceu na sequência de declarações de Durão Barroso em que garantiu «que ainda há um preconceito que não dá a Cavaco Silva o reconhecimento…
LER
Notícia

Ricardo Salgado será actor na versão teatral do "Ladrão de Bicicletas"

A direcção artística do Teatro do Vão está a contratar o elenco da sua nova peça: Ladrão de Bicicletas. Esta será a primeira vez que os portugueses vão poder ver a adaptação para teatro do célebre filme com o mesmo…
LER
Notícia

Novo livro de José Sócrates gera expectativa no mercado livreiro

José Sócrates vai lançar um novo livro e é já grande a ansiedade entre livreiros. Como se sabe, os anteriores livros do ex-Primeiro-Ministro foram um tremendo sucesso de vendas. Neste ano de pandemia, "esta pode ser a salvação de muitas…
LER
Notícia

Vendas de colchões aumentam

O Banco de Portugal e o Ministério Público passaram a ter novas regras para aceder aos nomes das pessoas que alugam cofres particulares em bancos. Esta nova medida destina-se a dificultar o branqueamento de capitais mas está já a ter…
LER
Copyright Notícias Falsas 2021